28 maio 2009

O meu livro de cozinha

(Isto podia dar início a outro blogue.)
De há uns anos para cá que, de vez em quando, encontro umas receitas na net. Umas vezes porque preciso desesperadamente de uma receita de bolo de abóbora e nozes (um bocadinho pesado, mas bom, um bolo de outono) ou uns rissóis de carne especiais (que na verdade ficam com ar de empadas, mas são muito bons), ou ainda porque estou com desejos de comer bolachinhas (estas são deliciosas e não dão demasiado trabalho, como todas as outras que encontrei e experimentei).
Outras vezes encontro-as por acaso, como estes barquinhos de amêndoa (no meu caso saem queques de amêndoa por não ter formas pequenas rectangulares) ou estas queijadas de iogurte (fiz a primeira dose com iogurte natural, e gostei tanto que logo a seguir fiz outra com iogurte de côco, levei tudo o que sobrou para o trabalho e desapareceram num instante entre mmms de satisfação), ou ainda este pato com laranja e gengibre que tive que experimentar e estava delicioso.
E isto são apenas alguns exemplos. Claro que também tenho diversos livros de receitas, mas como cheguei à conclusão de que, por melhor que seja o livro, nunca faço mais do que meia dúzia de receitas de cada um (nem tanto, na maioria dos casos), o meu livro de cozinha favorito é mesmo este que se encontra à vossa frente. Teclado, écran, ligação à net sem fios, computador a arriscar-se a ficar com dedadas gordurosas enquanto experimento mais qualquer coisa. E a surpresa é que quase todas as receitas que encontro nestas navegações quase ao acaso são muito boas. Mais pitada de sal ou pimenta, menos pitada de açúcar, encontro coisas fabulosas que consigo facilmente "melhorar" para melhor se adaptarem ao meu gosto. Não sou, de todo, cozinheira. Mas quando me dá vontade de comer alguma coisa, faço-o com todo o prazer. E estas experiências dão-lhe um toque especial que torna as comidas ainda mais saborosas.

10 comentários:

  1. Nem mais!
    A internet é-me uma grande amiga, especialemente quando tenho um ingrediente qualquer e não sei o que cozinhar.
    Muitas vezes até combino, tipo: "courgette queijo feta"

    Também gosto dos livros de cozinha, mas às vezes sinto-me um bocado perdida perante tanta lombada. Um dia destes vou começar a aviar os meus livros de receitas assim: um por semana. Nessa semana só se come o que vier nesse livro.
    Bem, terei de entremear com os que são só para um ingrediente (arroz, carne picada, maçã, etc.), e também com os das cozinhas nacionais. Uma semana inteira a comida indiana era capaz de levar os meus filhos a pedirem asilo político na Casa Pia.

    ResponderEliminar
  2. Helena: só me fazes rir. Olha que se calhar os teus filhos até gostavam de passar uma semana a comida indiana... ;) Já uma semana a maçã ou carne picada parece-me um exagero.
    Os meus (nossos) livros de cozinha têm duas versões - oferecidos, ou seja, de tudo e mais alguma coisa; ou comprados - e aí são livros de doçaria (meus) ou de "cozinha rápida" (do mais que tudo). Quanto aos doces até podia fazer todos, tinha era que os oferecer pela rua que em casa fartam-se de doces muito depressa. Às tantas nem era má ideia sei de umas pessoas que iam gostar...

    ResponderEliminar
  3. Precisas de uma conta num serviço de social bookmarking... (esta era a parte geek do comentário).

    A minha parte favorita de cozinhar com a net e para mim a diferença mais fundamental sao os blogues que nao só publicam as receitas mas comentam os resultados.

    Dos que têm mesmo só receitas quase nunca cozinho nada...

    ResponderEliminar
  4. Pois é Rita, e se fores a ver ;) a maioria dos links vai dar a blogues... É como dizes, nos sites com receitas, mas sem comentários, falta algo importante... Receitas há muitas, o que faz falta é alguém que experimente e confirme que é bom, ou precisa mais disto ou daquilo, e quando se podem tirar dúvidas ainda melhor. :)
    Eu vou imprimindo as receitas que experimento e gosto (e agora tenho copiado para os google docs), e depois vou usando a folha de papel protegida por uma folha plástica que ao longo do tempo vai ficando com marcas de uso - bocadinhos de gordura ou farinha, ou outras coisas - que acabam por também ter o seu charme. :)

    ResponderEliminar
  5. Eu copio as melhores para um caderninho amarelo, e também gosto muito da Elvira, especialmente das empadas de frango e de um bolo alentejano com azeite e raspa de laranja...

    ResponderEliminar
  6. snow, descobri há uns tempos um blog que vale pelas imagens (sim, e nao tem lá muiiiitos comentários)
    aqui:
    http://nouvelle-cuisine.blogspot.com/

    novidades novidades por estes lados temos estes palmiers da Lua que são a coisa mais fácil de se fazer: http://umapeeteesenomundo.blogspot.com/2009/04/and-to-prove-what-nice-day-it-was.html

    ResponderEliminar
  7. Snow,
    voltando uns comentários atrás: livros de cozinha rápida são aqueles que vêm com um abre-latas?
    ;-)

    Acho que vou começar uma secção nova no meu blogue: "a cozinha às três pancadas".

    ResponderEliminar
  8. Cromossoma X: esse blogue tem muito bom aspecto, mas acho que nunca me vou dar ao trabalho de fazer essas receitas complicadíssimas. (acho... mas nunca se sabe)
    Helena: boa piada. se bem que... sabes aqueles pacotes de "maggi fix"? Já tentei convencer o meu mais que tudo que aquilo não serve para nada, o trabalho tem que se fazer todo na mesma, mas ele não acredita(va). Até que um dia queria fazer chili e não havia maggi fix... fizemos aquilo de cor, e ficou uma maravilha, embora picante de mais para algumas pessoas, eheh.

    ResponderEliminar
  9. Tenho aqui duas embalagens diferentes de maggi fondor - queres?
    Tive de comprar por causa de umas visitas que não sabem cozinhar sem aquilo.
    Deve ser a resposta da sociedade de consumo à sopa da pedra...

    ResponderEliminar