09 janeiro 2008

Cartazes

Não sei se passou a ser proibida a publicidade a tabaco, ou se, em virtude da proibição do fumo em espaços fechados, alguém achou que os fumadores agora iam todos parar de fumar. É que os enormes cartazes com miúdas a proclamar que não há nada melhor que um cigarrinho, ou a anunciar que o novo pacote gigante de cigarros mais compridos era realmente barato foram substituídos por anúncios a pastilhas ou comprimidos ou lá o que é que supostamente todos os fumadores agora têm que tomar para deixar esse péssimo vício que é o tabaco.
Devo ter percebido mal. Então os fumadores agora já não podem fumar? Só porque não o podem fazer em locais públicos fechados?
Ouvi umas histórias engraçadas sobre alguns restaurantes bávaros, onde os clientes habituais, de muitos e muitos anos, se costumam (costumavam?) reunir à mesa, a beber e fumar enquanto jogavam cartas (e enquanto o resto dos clientes almoçava ou jantava). No entanto, em clubes restritos pode-se fumar. Então alguns restaurantes queriam dar a volta à lei, abrindo durante uma certa noite por semana o espaço apenas a quem quisesse estar num ambiente de fumo. Teriam um porteiro que tornaria as pessoas membros do tal clube durante essa noite. O problema é que na Alemanha tudo está regulamentado, e portanto não pode ser assim tão simples... é que não se pode ser membro de um clube durante um espaço de tempo tão restrito. Provavelmente há aqui mais pormenores que eu não sei. Mas ideia de os alemães tentarem dar a volta às leis é... nem sei bem... por um lado, estranha (esta gente adora leis), por outro lado engraçada (fazem-me lembrar os meus compatriotas, há lá nada mais delicioso do que dar a volta ou não cumprir uma lei). Uma coisa é certa, 2008 começa de maneira diferente dos outros anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário