26 junho 2007

Livros

A pedido do João, aqui vai a lista de alguns dos livros que li ultimamente. A verdade é que leio mais quando estou de férias, principalmente no verão, e durante o ano as minhas leituras resumem-se a trabalho, e já não é pouco. Assim sendo, dos 20-30 livros (?) que leio por ano, mais de metade são devorados junto ao mar. E a minha dose deste ano ainda está para vir.

Aqui estão então, os livros que eu li nos últimos tempos (pelo menos os que me lembro):

A Ilha das Trevas, de José Rodrigues dos Santos. Li-o num fim de semana, era uma prenda de anos - deste ano - da minha mana (obrigada, obrigada). Conta a história, ou as histórias, de Timor, e o longo caminho até à independência. Gostei muito, principalmente porque apesar de ser um romance (um bocado trágico demais para romance, mas enfim) a história é baseada em factos reais.

Blue shoes and happiness, de Alexander McCall Smith. Gosto dos livros deste homem, e gosto particularmente dos livros desta colecção. Se há livros que me dão vontade de sublinhar, este é um deles. São histórias simples e cativantes, que nos levam para outro país e outra cultura, outro sol, e outro ritmo de vida.

Mortadelo e Filemón - não é bem um livro, é mais banda desenhada, e em espanhol porque é assim que me faz rir. Gosto dos desenhos, das tropelias, da violência, e das palavras que noutras línguas seriam proibidas.

Ainda ando a ler um livro electrónico, "Unleashing the ideavirus", de Seth Goodin. Vou a meio. Gosto de livros de marketing desde há uns anos, e de marketing e publicidade, acho que dizem muito sobre as pessoas apesar de muitas empresas ignorarem este tipo de conhecimento. E também sorrio para mim própria quando apanho um vendedor a utilizar boas técnicas de marketing. Não é todos os dias.

Outro que ando a ler há muito mais tempo, é o denso "A short story of nearly everything", de Bill Bryson. Emprestado por um amigo (péssima ideia), já li umas duzentas páginas e não consegui voltar a pegar-lhe. É um livro muito interessante, que fala de quase tudo, por exemplo temperaturas máximas e mínimas do universo, como se chegou à medida da Terra, e coisas assim, pelo menos, mas lê-lo é um bocado como estudar. Dá muito trabalho. Da última vez que fui a Portugal vi uma tradução para português na FNAC.

E é isto. Vindo o verão, tenho na pilha os 100 anos de solidão, que ando para ler há séculos, "o pequeno amigo" (um livro bem pesado), e alguns livros da Agatha Christie. E tenciono comprar (e ler) o Harry Potter logo que saia, esteja eu onde estiver.

Não vou passar a lista a ninguém. Quem quiser, que use a caixa de comentários par deixar a sua lista de livros.

Sem comentários:

Enviar um comentário