03 dezembro 2008

3 de dezembro

Ora aí está um belo dia para terminar as compras de Natal. Não tivesse sido apenas hoje informada que do convidado extra na ceia de Natal e estavam as prendas arrumadas. Assim sendo, para além dos embrulhos e organização de actividades para a noite de Natal - que isto não pode ser só comer e beber, há que merecer as prendas! - estou quase a acabar. Mas ainda tenho muito com que me entreter até à consoada.

2 comentários:

  1. Tens que dar umas ideias de actividades para a noite de Natal... Por aqui apesar de haver muita agitação (com 7 crianças em idade pré-escolar não seria de esperar outra coisa), não há actividades organizadas. A ideia da caça ao tesouro parece fantástica, será que funciona com crianças de várias idades ao mesmo tempo?

    ResponderEliminar
  2. Em princípio funciona com várias crianças, as pistas terão que ser adaptadas às idades, ou, se as idades forem muito divergentes podes fazer duas "caças" e dividir as crianças em grupos consoante as idades. Ou, por exemplo, pode haver pistas para os mais pequenos e outras para os mais crescidos.
    Outra hipótese é fazer pistas personalizadas, do género "a próxima pista/prenda está a ser guardada pelo urso de peluche favorito do Joãozinho", ou "agora devem-se dirigir ao sítio onde a Joaninha guarda os chinelos". As pistas podem ser o que quiseres, mas o mais fácil (para mim) é usar mapas (este ano acho que não vou precisar de nenhum, senão fica demasiado fácil e o miúdo gosta das coisas mais difíceis).
    Se tiverem muito tempo podes dar-lhes desafios mais complicados, como palavras cruzadas em que uma zona das palavras formará uma palavra-pista, desenhos com números que depois de feitos mostrem o desenho de uma pista (uma cadeira, uma mesa, um brinquedo, uma porta, etc.). Podes tirar ideias das coisas que eles estejam habituados a fazer na escolinha ou em casa. :) (lembrei-me agora que labirintos, daqueles com cordas que vão dar a vários desenhos mas só um corresponde ao ponto de partida/chegada também podem ser transformados em pistas.)

    As outras actividades dependerão do que eles gostarem mais de fazer. Podes pô-los a fazer teatrinhos, cantar canções ou arranjar-lhes um karaoke, por exemplo. Os mais velhos podem ler histórias aos mais novos ou fazer teatros de fantoches. E na véspera de natal todos podem ajudar na decoração (fazer anjinhos de papel, pintar bolas para a árvore de natal) ou na cozinha, a fazer bolinhos ou bolachas. Se algum adulto tiver paciência, pode ver na net uns vídeos para aprender truques de magia e depois fazer um espetáculo de magia. E os mais novos podem contar anedotas uns aos outros - o meu filho adora ouvir contar anedotas, podia entretê-lo assim durante horas. :)

    Uma coisa que eu fazia muitas vezes com o meu menino quando ele era mais pequeno, era inventarmos jogos de tabuleiro, para jogar com dados. Eu desenhava a estrutura, ele inventava as regras e pintava, e depois jogávamos com mais quem estivesse disponível. Também é uma brincadeira gira, só precisas de papel (de preferência A3 para ter mais espaço, mas duas folhas A4 coladas com fita cola, ou um bocado de cartão de uma embalagem grande de qualquer coisa também serve) e cores. Os dados e peões podem vir de qualquer outro jogo que já tenhas, ou então podem também ser feitos à mão - um dado de papel é fácil de fazer, e podes usar feijões pintados (ou não) como peões. É uma brincadeira engraçada para ocupar os miúdos no dia de Natal.

    Espero ter ajudado e não complicado! :)

    ResponderEliminar