20 setembro 2007

Surpresa de verão

Não sou muito de clássicos, prémios Nobel, ou autores consagrados, e tenho tendência a julgar um livro pela sua capa e pelas primeiras páginas. Já cometi algumas vezes o erro de comprar livros estúpidos (por julgar o livro pela capa e contracapa, esquecendo-me de ler as primeiras páginas). Hoje em dia quase só leio quando estou de férias ou quando sai algum livro de algum autor ou colecção que adoro (compro logo, às vezes até em pré-compra, e leio logo que chega). E mesmo assim, leio várias dezenas de livros por ano. Já li mais.
Um dos livros destas férias que me agarrou do princípio ao fim foram os 100 anos de solidão, do Gabriel García Márquez. Tinha-o comprado há dois anos, já tinha sido lido pela minha mana, já tinha sofrido as agruras da praia e um banho de nem sei quê. As folhas estavam um pouco encarquilhadas e duras, havia areia entre as páginas, o livro ocupava um volume maior do que originalmente, e só o comecei a ler (finalmente) porque tinha esgotado a pilha que tinha levado comigo de férias mais o último Harry Potter que comprei mal saiu e li imediatamente (e gostei).
Podia contar a história (é a história de uma família que atravessa várias gerações), podia fazer um resumo, podia dizer do que gostei mais. Podia, mas não o vou fazer. Apenas deixo aqui esta nota para me lembrar que às vezes, um livro que se compra porque alguém disse que era bom e depois se deixa anos a apanhar pó porque na verdade não se acredita muito que o conteúdo seja minimamente interessante pode ser uma agradável surpresa.

(já agora, podem ler um resumo aqui)

5 comentários:

  1. Gostei muito desse livro. Embora o tenha lido logo que o comprei! :) Entretanto já li mais alguns do senhor e fiquei um pouco, sei lá, indiferente/desapontado. Pode também ter a ver com o momento em que os li. Também as minhas vivências e sentires do momento têm muito a ver com o gostar ou não de determinada leitura.

    ResponderEliminar
  2. Já li esse livro há uns anos, e posso dizer que foi um dos livros que mais gostei de ler.

    ResponderEliminar
  3. Devoro livros!
    Uma sugestão: A fórmula de deus, de José Rodrigues dos Santos

    http://www.portaldaliteratura.com/livros.php?livro=3945

    Dá para aprender umas coisas engraçadas e não menos importantes e prende o leitor da primeira á última página! Tem um final discutivel, mas também não era fácil.

    Boas leituras.

    ResponderEliminar
  4. Li a fórmula de deus nas férias da Páscoa (este ano). Encontrei-o na estante da minha irmã e roubei-lho (temporariamente, claro). Também gostei muito, embora houvesse um pormenor matemático errado que me incomodou um bocadinho - mas suponho que fosse uma questão de simplificação para as massas. :)

    ResponderEliminar
  5. adorei este livro, o primeiro q li do autor, seguramente um dos meus favoritos. boas escolhas!

    ResponderEliminar