14 dezembro 2011

workshop sobre blogues em 5 minutos

Um blogue é uma página web pré-formatada, ordenada por ordem cronológica inversa.
A maioria dos bloggers usam plataformas que não implicam conhecer código HTML ou outros. A facilidade em escrever post atrás de post sem ter que se preocupar com nada mais importante do que o texto, ou as imagens que se colocam nos blogues leva a que qualquer marmelo possa ter um blogue. É fácil e rápido: registo na plataforma (blogspot ou outra), escolha do layout, e post away, é só escrever.
Um blogue é como um diário de que toda a gente tem a chave, ou não, porque também se pode privatizar e dar a chave só a algumas pessoas. E, tal como um diário, não está obrigado a seguir nenhum tipo de escrita, nenhum registo, nenhuma regra, a não ser a que a pessoa quiser. Bem, talvez uma ou duas, de índole legal, mas já vi alguns posts cujos autores não tinham pensado nas consequências de clicar no botão de publicar... A sério, pensem duas vezes antes de se gabarem na net de que saíram de uma loja sem pagar: por um lado fica-vos mal, por outro, correm o risco de a polícia vos bater à porta.
De resto, alguns blogues têm publicidade, a maioria não tem. Os que têm publicidade a mais acabam por perder leitores, porque publicidade é coisa que não nos falta no dia a dia e ler publicidade, parecendo que não, cansa e é chato. Se querem escrever sobre a saia fabulosa da zara que foi uma pechincha, tudo bem, se estão a escrever sobre o produto xpto que vos mandaram pelo correio é capaz de já cheirar mal. Não é fácil escrever um post publicitário que não pareça ter sido encomendado, e quando isso se torna um hábito, enjoa. Além do mais, na minha opinião, os posts publicitários escritos por amadores podem ter um efeito contraproducente para a marca. Eu por exemplo costumava comprar sempre ferrero rocher nesta altura do ano e este ano não só não comprei como até tive uma reacção violenta quando os vi no supermercado (do tipo: blhec, gajos chatos, não quero disso).
Muitos blogues são estritamente pessoais, falam da vida de quem os escreve ou de aspectos do dia a dia. Outros são mais impessoais, ligados à fotografia, cinema, localidades ou outros temas. Outros ainda são profissionais, servem para promover a actividade do autor, ou mostram aspectos menos visíveis de certas actividades profissionais. Cuidado, no entanto, com o que escrevem num blogue sobre a actividade que exercem, há diversos casos de bloggers que foram despedidos por causa do que publicaram na internet. Digamos que nem sempre será a melhor maneira de trocar de emprego.

Isto é o essencial. Não precisam de saber quase nada disto (à parte aquela linha sobre registo na plataforma) para ter um blogue. A parte do workshop é que agora têm que criar um blogue (se não o tiverem), e escrever lá qualquer coisa. E se quiserem por fotos ou vídeos e não estiverem a conseguir sem ajuda, podem perguntar.

Agora passem para cá 40 euros e vão fazer um bolinho. Pode ser este.

13 comentários:

  1. hahaha
    (eu sei fazer esse bolinho, quando passas por cá para eu to dar?)

    ResponderEliminar
  2. Tu não me tentes!!! :-)
    Para o ano, sem dúvida, assim que estiver livre e não haja neve (a Rita que não me ouça ;)).

    Só depois é que reparei que a receita é para a bimby, mas já encontrei o equivalente para pessoas normais com utensílios normais. Tenho uns limões a estragar-se e estou cheia de vontade de comer uma tarte dessas. ;)

    ResponderEliminar
  3. Muahaha o melhor é que pela primeira vez em anos e anos também não comprei Ferrero Rocher este ano nem vou comprar, tal foi o enjoo. =oP

    Pecola
    http://pecola.artedoengenho.net

    ResponderEliminar
  4. Não pago, sinto-me intrujada: levei mais que cinco minutos a ler tudo. Sou uma slow reader, nas condições gerais não faziam qualquer ressalva para pessoas com aptidões de leitura diferente. De caminho para o Instituto do Consumidor, onde apresentarei queixa dos promotores deste workshop, deixo ainda esta nota que este ano não entra ferrero rocher lá em casa, tenho medo que se ponha a fazer poses ao lado das nossas fotografias, sapatos ou baixela continente.

    ResponderEliminar
  5. LOL

    Izzie, desculpa, eu até deixei de fora a parte sobre comentários, moderação de comentários, e comentadores indesejados para isto não se alongar muito, que eu tenho mais que fazer. ;)
    E bolinho, fazes? ;)

    ResponderEliminar
  6. Trust me, ninguém quer comer os meus bolos :D

    ResponderEliminar
  7. hahahah para a sinceridade do último comentário.
    E eu a pensar que era a única pessoa a ficar enjoada por causa da série ferrero rocher. Aquilo era mesmo muito muito mau.

    ResponderEliminar
  8. eu como qualquer bolo que se me atravesse à frente.

    ResponderEliminar
  9. Mas, mas... e a receita para quem não é bimba? Perdão, para quem não tem Bimby? Agora fiquei com vontade.
    Estou aqui a tentar calcular as quebras nas vendas de Ferrero Rocher, enquanto me rio.

    ResponderEliminar
  10. Joana: so da minha parte, ainda sao varias caixas que este ano nao vou comprar...
    quanto 'a receita, esta' aqui uma versao mais democratica:

    http://receitas-nani.blogspot.com/2011/11/tarte-de-limao-merengada.html

    eu no fim de semana vou experimentar e depois digo qual vou usar (de tarde encontrei outra ma ja' nao sei onde anda)

    ResponderEliminar
  11. Eu, recém-chegada de uma pausa da blogolândia para ir beber cerveja, vinha só aqui dizer que o tinha lido e levado a mal sim senhor. Com o teu nick ainda por cima...

    E ainda mencionar que a minha tarte de limão merengada também é bem razoavelzinha.

    ResponderEliminar
  12. @Rita mas tu ainda vens 10 dias em Janeiro, com um bocadinho de sorte por essa altura neva mesmo :)
    E a receita, pode-se saber?

    ResponderEliminar
  13. Tarte de limão: fiz a da receita, mas misturei os ingredientes do creme e pus ao lume, mexendo para não fazer grumos até engrossar.
    A massa quebrada usei desta receita, que não encontrei à venda - era muito boa, e faz-se em 5 minutos mesmo.
    http://www.petiscos.com/smf/index.php?topic=2621.0

    Recomendo vivamente, uma delícia. :)
    (e como variante, acho que leite creme em vez do creme de limão, com o merengue por cima na mesma, deve dar uma tarte fabulosa)

    ResponderEliminar