09 dezembro 2011

Conversas

Outro dia, um amigo inglês contava que cada nacionalidade tinha o seu tema de conversa "de elevador". Para os britânicos, era o tempo, outros já não me lembro, e para os portugueses era a praia. Pois, a praia é um bom tema, pensei eu, que gosto de praia. E depois encontrei outro amigo, um belga apaixonado por uma portuguesa, que contou que os portugueses estão sempre a falar de comida. De um apreciador para outro, anuí. Sim, a comida é realmente um bom tema, e bem mais imediato que a praia. É que se frequentar a praia depende do tempo que faz, a comida é assunto que estica para o ano todo. Gelados no verão, bolos no inverno, bacalhau, leitão, bife e alheiras. Eu que o diga, que ando sempre à procura da especialidade de cada região. Presunto da serra, pastéis de Tentúgal, ovos moles de Aveiro. Folar transmontano, bolas de azeite, pastéis de Belém (ou pastéis de nata noutros sítios), arroz de marisco. É melhor ficar-me por aqui, que começo já a salivar. Mas o mais interessante é que o tema da comida não se limita à comida em si. Há a procura pelo melhor restaurante, ou o que melhor cozinha certo prato, a procura pelos ingredientes para os emigrados como eu (onde será que se encontra uma couve penca ou galega? e um cacete para as rabanadas?), e a procura da "receita certa". Sim, eu adoro a praia, não passo sem uns dias de férias à beira-mar. Mas comer, isso é todos os dias.

1 comentário:

  1. Praia como tema? Só se for no Verão, de resto, conversa de elevador que se preze passa sempre pelo tempo. Aliás, quanto a mim, a praia é quase sempre o preâmbulo para abordar o tema do tempo (ou porque está óptimo ou porque está péssimo para ir à dita).

    ResponderEliminar