19 dezembro 2011

Negócio da China

Portugal está a pagar juros a 16,197 por cento (a dois anos)e a 15,738 por cento (a cinco anos) (daqui).

Quando eu era adolescente, as taxas de juro eram dessa ordem. Na altura, isso para mim significava que o dinheiro duplicava em 5 anos.
Supondo juros a 5 anos de 15%, com capitalização anual, ao fim de 5 anos tem-se 201% do investimento de volta. Pois, falta tirar os impostos.

Ainda assim... Acredito que o risco de Portugal não pagar a dívida (estas dividas, há muita dívida) é muito pequeno. O único risco que me parece apreciável é o do fim do euro e regresso à moeda antiga, com consequente desvalorização. Ora, as previsões de desvalorização dadas pelos economistas (baseadas na História) é de que essa nova moeda desvalorize entre 30% a 50% relativamente ao euro. Nesse cenário também é de esperar que a desvalorização seja mais abrupta inicialmente, recuperando terreno após um ano.

Portanto... Mesmo que tudo corra mal, é improvável, nestas condições, que quem investe a 5 anos para duplicar o seu dinheiro perca alguma coisa. Infelizmente, só os bancos (que ainda para mais beneficiam de taxas de impostos sobre os lucros mais baixas que os privados) podem emprestar nestas condições ao Estado.

Falta ainda dizer que os bancos andam a pedir emprestado ao BCE a 1% para depois irem emprestar ao Estado a estas taxas de juro obscenas...

Sem comentários:

Enviar um comentário