07 dezembro 2011

Os profetas ou a desgraça

Noutra vida, fui conhecida por ser europeísta convicta. A livre circulação de pessoas é genial, a livre circulação de bens também, e a moeda única é algo absolutamente fantástico... Entre a circulação de pessoas e a moeda única até os mais anti-europeístas dos meus amigos se rendiam à evidência de que isto da comunidade europeia era algo que tinha as suas vantagens.
Noutros tempos, também achei que a moeda única faria sentido com sistemas fiscais iguais no espaço europeu. Acho que os estados unidos da europa seriam extremamente positivos para todos os povos envolvidos.
Claro, isto foi antes do último alargamento. Foi antes da Grécia implodir, de o milagre irlandês se transformar num pesadelo, e, principalmente antes de sentir a animosidade dos alemães contra os gregos, portugueses, e o que vier a seguir. Antes de ter a sensação de que os alemães estão a tentar pela via económica dominar a europa inteira - ou os outros países se portam bem ou levam tau-tau. Já nem sequer escondem o desejo de mandar em quem não os elegeu, em cilindrar as constituições e os políticos democraticamente eleitos de outras nações. O poder deles (alemães) é o de emitir moeda e decidir as taxas de juro - o que deixa a capacidade de reagir a problemas económicos dos outros países de rastos. E se antes fazia todo o sentido uma união fiscal (antes, quando a presidência da CEE era rotativa e passava pelos países todos), agora já me cheira a mais uma maneira de aniquilar totalmente a capacidade de resposta a problemas económicos dos outros países. Sem poder emitir moeda, tendo as taxas de juro ditadas por um BCE dominado por um outro país, sem capacidade de adaptar a política fiscal ao cenário económico, com as constituições alteradas a mando de políticos de outras nações, que União é esta?
E que legitimidade têm os políticos portugueses, eleitos pelos portugueses, que nunca antes falaram nestes assuntos antes das eleições, para seguir em frente com a desculpa de que tudo isto é necessário?
Somos Homens ou somos ratos?

(estou farta de ler notícias)

Sem comentários:

Enviar um comentário