24 junho 2009

Imperdível

Hoje descobri um café maravilhoso, que parece uma casa de bonecas antiga em escala humana, com uns bolinhos fantásticos e um ambiente do século passado (de antes de eu ter nascido). É assim como que uma mistura da sala dos meus avós e uma mercearia portuguesa, com as mobílias todas em madeira, e nas vitrinas existem cadeiras e mesas, onde também nos podemos sentar a tomar um café. Além disto é também uma loja - poderia dizer-se de antiguidades ou apenas velharias - onde (quase) tudo o que se vê e se usa se pode trazer para casa. As mesas são grandes, todas de madeira mas de vários feitios, as cadeiras são quase todas diferentes, e apenas têm em comum o serem de madeira, e muitas delas têm o preço agarrado a uma das pernas. Só por curiosidade, a cadeira onde me sentei custava 85 euros. No meio da sala encontra-se uma vitrina onde se exibem as delícias, quer dizer bolos, do dia. Desde gateaux au chocolat (delicioso) ao brownie, passando por diversas tartes e bolos com chantily. Mas o mais engraçado são os cavalinhos de madeira puídos pelo uso e maltratados pelos anos que se encontram na montra, ao lado de uma cama muito curta, como as dos tempos dos reis, e coisinhas pequeninas como bules e panelas que parecem de brincar. As estantes atrás do balcão de madeira em que uma máquina de café antigo faz de conta que é uma balança têm imensas divisões, uma espécie de cubos onde se encontram boiões de tudo e mais alguma coisa. Na estante, brilhantemente enfiada entre duas vitrinas (as tais montras que incluem uma mesa e duas cadeiras, para além de cestos com livros e outros objectos decorativos) de modo a parecer apenas uma parede com reentrâncias forradas a madeira vêem-se frasquinhos pequeninos de compotas bem como garrafas estreitas de vinho e outros vidrinhos que não consegui identificar para que serviriam. Ao fundo, vê-se o mostrador de um relógio gigante, já sem ponteiros e com uma marca horizontal escura, numa das paredes, pintadas de com uma tinta de cor creme e já muito velha. Os soalhos são de madeira escura, uma espécie de tacos na sala propriamente dita, e no chão das vitrinas umas tábuas mais claras e compridas, cheias de marcas do tempo (ou de pregos), que me fazem lembrar o sobrado da casa dos meus avós.
Além de venderem as velharias (pergunto-me se o negócio terá sucesso), também fazem almoços e, por vezes, jantares especiais, à luz das velas, com reserva obrigatória (o próximo é na sexta, e se fosse mais perto da minha casa estava lá caidinha). O café não será o melhor de sempre (embora não seja mau). Mas o ambiente, ah, o ambiente, parece retirado de outro mundo e é absolutamente fantástico.
Só tenho pena de não ter levado a máquina fotográfica comigo. Este vai ser, garanto, garanto, um dos sítios onde vou passar a levar as minhas visitas. E os meus amigos mais especiais.

4 comentários:

  1. Só pelo ambiente eu ia lá. Adoro fazer essas viagens no tempo :)

    ResponderEliminar
  2. Em Berlim havia (e certamente ainda há) um café desse estilo, que vendia waffles e gelados, além de mobília retro e anéis de plástico... O nome era super sugestivo: Kauf dich glücklich! :)

    ResponderEliminar
  3. Olha que giro deve ser! Fiquei com muita curiosidade. Como se chama? Quando for passear a Munique tenho de conhecer pois acredito que um recanto assim precioso não venha nos guias, é que da minha experiência, nunca vem, sou sempre eu que descubro os sítios que mais me enchem as medidas. :-)

    ResponderEliminar
  4. undutchable: Esqueci-me do nome do sítio - aliás, é tão discreto que se não me tivessem levado lá provavelmente não me apercebia do que ali se esconde. E ainda para mais não é exactamente no centro, é mesmo o tipo de local que só se lá vai porque se conhece alguém que já lá esteve. Mas se vieres cá, apita, que eu levo-te lá (ou entretanto descubro o nome e a morada, da próxima vez que lá for).

    Pollie: waffles e gelados também é bom, mais a loja retro, deve ser uma excelente combinação. :)

    ResponderEliminar