30 abril 2013

A intenção é que conta

No fim de semana ofereceram-me um ramo de tulipas. No sábado ainda estavam fechadas. Depois de abrirem, deitaram imenso pólen. Aguentei enquanto pude,mas não consigo mais, tive que me livrar delas. Mil desculpas aos amigos que trouxeram as flores, mas erraram na época do ano para o fazer.

Batem leve levemente

como quem chama por mim
será chuva, será gente?

Nada disso, são as flores das cerejeiras a cobrir o chão de branco.

29 abril 2013

Rais parta o pólen

Como é possível, minha gente, isto foi Inverno até há uns dias e depois veio a Primavera toda de uma vez. Eu explico, de repente deixou de fazer frio, a mãe Natureza mandou o alerta a tudo quanto era ser vivo, e todas as plantas desataram a reproduzir-se que nem doidas. Ou seja, os poléns estão todos no ar, mais concentrados que se a Primavera tivesse chegado com mais calma, e qualquer pessoa que seja minimamente alérgica anda aflita. eu estou com uma comichão horrível no ouvido interno e nos fundinhos do nariz, sítios impossíveis de coçar. O céu entretanto voltou ao habitualíssimo cinzento, as temperaturas desceram para os 13 graus, mas chuva, nem vê-la. E enquanto não chover, continuarei a tentar coçar-me nestas zonas improváveis.

A treinar uma nova qualidade

Se não tens nada de bom a acrescentar, fica calada.


(Hahahahaha! Mas tem tanta piada deitar mais achas para a fogueira...)
(Cala-te mas é que depois a malta chateia-se.)
(Mas eu queria rir-me um bocadinho mais.)
(Vai para dentro, vai, esquece, não se passou nada.)
(Ohhhhhhh!)

Já vai, já vai...

Ai o que eu gosto do céu azul e do mar. E do tempo quente.
Mais dois dias e chega Maio. Maio costumava ser o inicio do verão quando eu era pequena. Aqui, apenas significa que estou mais perto do verão.  Saudades.

Biblioteca de livros digitais

(via Mau Feitio)


O plano nacional de leitura, com todos os defeitos que possa ter, gerou esta biblioteca de livros digitais. Diversos livros digitalizados, página a página, e ainda com opção de leitura digital (áudio-livro). Fantástico para ver com a miúda. Eu prefiro ler-lhe livros de autores portugueses, porque muitas vezes não gosto das traduções dos livros infantis estrangeiros, e a verdade é que os nossos livros também são bons. Para quando não posso simplesmente comprar um livro novo para a pequenita, ter esta biblioteca online é genial.

24 abril 2013

MEC

A parte melhor de o Miguel Esteves Cardoso ter um livro novo é poder ler todas as entrevistas que ele deu recentemente. As crónicas do público são pouco. O livro vai ser bom (encomendei, agora espero que me chegue às mãos). As entrevistas são amorosas.

22 abril 2013

A aprender rapidamente

Se perguntares a alguém a opinião sobre uma terceira pessoa e te recusarem uma resposta, cautela. Por muito negativa que uma resposta possa ser, é mais positiva que uma recusa categórica em emitir uma opinião. Neste caso, recusar terminantemente dizer seja o que for que se possa pensar, transmite uma advertência que não se pode ignorar. As palavras que ficam por dizer, em conjunto com a linguagem corporal, e a decisão irrevogável de falar sobre o assunto, traduzem um aviso luminoso gigantesco no meio da conversa. Se fores por aí vais por tua conta e risco. Um grande risco. Queres mesmo arriscar?

20 abril 2013

BFF

Dás a receita do bolo de chocolate que a tua amiga adorou, ela faz um e não sai bem. (Porquê, não sei, juro que lhe dei exactamente a minha receita.) Ela telefona em pânico porque tinha prometido levar esse bolo a um jantar, os dois de teste correram mal, e pede-te para fazeres um desta vez e depois um dia fazerem o bolo juntas, para ela perceber onde é que errou. Na boa, tinha tempo, fiz dose dupla, uma para ela e outro cá para casa, e toda a gente ficou contente. Minha amiga, estou sempre disposta a trocar um bolo por aquele molho picante que o meu rapaz adora. ;-)
Fundamentalmente, é por isto que somos amigas. Eu ajudo, tu ajudas, rimos juntas e assim somos mais felizes.

19 abril 2013

Ideias mesmo boas

Tarte de leite creme com morangos.

(base de massa quebrada, recheio de leite creme, morangos por cima)

Deliciosa.

16 abril 2013

Tudo o que sempre quis saber I

sobre as maçãs do lago Constança.

As maçãs do lago Constança são mais baratas que as outras. Não as encontro no supermercado, só na bomba de gasolina. São deliciosas no Outono. Relativamente boas no Inverno. Em Abril, não valem cinco tostões furados.

13 abril 2013

Estranho

Tenho imensa dificuldade em lembrar-me da idade das pessoas. Da minha, da dos membros da minha família, dos meus filhos. A maior parte das vezes se me perguntam a idade, ou a idade dos que me são próximos, engano-me. Posso enganar-me para trás ou para a frente, não é um erro sistemático dessa forma. Os meus miúdos ficam ofendidos, principalmente o mais velho quando digo que ele tem menos anos que na realidade. Não faço por mal, simplesmente são números que mudam frequentemente (uma vez por ano, para mim, não dá para acompanhar).

Faz uns dias, alguém me perguntou a idade para uma estatística. As idades estavam agrupadas, e eu fiz um esforço para acertar no grupo correcto (e consegui, para variar). O senhor que me tinha feito a pergunta ficou muito espantado, parece-me que não acreditou na resposta, olhando para mim, pensou que eu fosse mais nova. Respondi-lhe que também me custa a acreditar mas já sou velha (hihi). Na verdade, estou na margem entre um dos grupos de idade e o outro, e aquele em que me incluo ia até aos 50 anos, pelo que compreendo a confusão do senhor. Mas a verdade é que até eu fico surpreendida quando me lembro da minha idade verdadeira. Ou a dos meus miúdos, cada vez mais crescidos. O tempo passa tão depressa.

12 abril 2013

Iupiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

Almocei bolos de bacalhau com salada de feijão frade. O melhor almoço de cantina desde há mais de 10 anos, ou seja, desde que fiz as malas no Porto e as desfiz em Munique, sem data de regresso final. No fim fui agradecer à cozinheira, que me fez ganhar o dia (a semana, o mês?), e passar o recado que fizessem disto mais vezes.
Já não vou a Portugal desde o Natal. As saudades apertam, e nem os almoços dos conterrâneos nem a comida chegam para me fazer sentir melhor. É grave.

11 abril 2013

Inventor Europeu do Ano 2013

(and now for something completely different)


Nomeados na categoria Indústria, António Velez Marques, Helena Pereira, Rui Reis, Susana Silva, da Corticeira Amorim, pela invenção intitulada  "Expansion of cork through microwave radiation" (titulo da patente portuguesa: Processo de pré-expansão de cortiça por submissão a radiação de microondas).

Este ano há um prémio do público, sujeito a votação através deste link (vejam a barra lateral direita), onde também podem encontrar mais informação sobre esta e outras invenções a concurso.

Votem! Não custa nada, e ainda se habilitam a ganhar um de 10 tablets (Apple iPad, Microsoft Surface ou Samsung Galaxy Note 10.1).


09 abril 2013

Postal das férias


Está sempre a chover na Escócia. A não ser quando eu lá vou.

Limpezas de primavera

A limpar a lista de feeds. Tudo o que não e' actualizado há mais de um, dois, três anos, foi de vela. Próxima etapa: adicionar novos feeds. :-)

(Como no Truman show, quando o Truman sai do cenário, o que e' que esta' a dar nos outros canais?)

06 abril 2013

Os novos scanners nos aeroporto

Se os novos scanners de pessoas servirem para evitar ser apalpada nos controlos de segurança dos aeroportos, mal posso esperar para que passem a ser o controlo standard. Tive a sorte (?!) de ser seleccionada para testar um deles e, achei rápido, eficiente e cómodo (e estava atrasada para o meu voo). Não sei se as imagens da discórdia apareceram em algum lugar, eu não as vi. De qualquer forma, antes uma imagem tipo raio-x que uma desconhecida a por-me as mãos em cima.

O google reader anuncia que vai fechar...

Remando contra a maré, não só continuo a utiliza'-lo como ate' acrescento mais blogs 'a minha lista. No entanto, já testei outros e cheguei 'a conclusao que de futuro, quando já não houver outra hipótese, passarei a usar o feedly, que ate' importa a lista do reader e tudo. O que eu queria mesmo era continuar a usar o reader... tal como antes destes queria que o bloglines (que agora não vale nadinha) tivesse continuado a funcionar.

04 abril 2013

Note to self

Quando for de ferias para qualquer lado, levar sempre dois casacos. Um mais quente, outro mais fresco.
Farta de carregar o casacão de Inverno.

01 abril 2013

Vista para o mar


Tenho tido  dias assim. Maravilhosos.

Das festas

O Natal e' quando um homem (o mais provável e' ser uma mulher) quiser. A árvore de Natal tamanho mini ainda esta' montada na sala, as prendas que ficaram para trás em Dezembro ainda estão por entregar. Se calhar e' por isso que em Munique ainda neva.

O Carnaval e' quando uma criança quiser. A minha pequena decide regularmente vestir-se de rato, leão, morango, princesa (Mérida e' a favorita), ou outras coisas. Eu deixo-a ir assim para o kindergarten se ela quiser. Eles acham piada. No kindergarten novo, para onde ira' no próximo ano lectivo, ate' têm uma zona para eles se fantasiarem como quiserem.

A minha Páscoa pode não ter tido cabrito (não gosto) nem amêndoas das que eu gosto (amêndoa por dentro, chocolate ou açúcar por fora, preferência pelas de chocolate). Mas teve ovos de chocolate ate' enjoar. E mar. E sol. A Escócia esta na lista dos meus sítios favoritos. E tem sempre bom tempo quando cá estou.