03 novembro 2009

não me falem em comida

a não ser que saibam o que são azedas. eu contava onde apanho as minhas (entre duas árvores enormes em trás-os-montes) mas não posso, que não há azedas à venda em lado nenhum e nem sequer sei outro nome noutra língua qualquer para elas. as azedas são preciosas, apanhadas quando as há, onde as há (uns caminhos que não lembram ao diabo, felizmente). o meu sonho é plantar azedas no jardim (quando um dia tiver jardim) ou na varanda, e que elas não morram, que se reproduzam ao ponto de eu as poder comer sempre que tiver vontade. azedas com batatas cozidas e o melhor azeite do mundo. e um bifinho com molho a acompanhar. quem não sabe o que isto é não percebe nada de cozinha.
(e omoletes com acelgas? há quanto tempo não como uma destas...)

6 comentários:

  1. Eu fartei-me de coomer azedas, mas nunca as experimentei com mais nada, portanto fco do lado que nao percebe nada. Mas outro dia comi dentes de leao com puré de favas e estava óptimo!

    ResponderEliminar
  2. comias azedas sem nada? também devem ficar bem numa salada, mas para mim é com batatas cozidas (e depois não sobra nada para experiências).

    ResponderEliminar
  3. Espera..tu nao estás a falar das flores...estás a falar do quê, entao? Dos grelos?

    ResponderEliminar
  4. Odeio grelos. E espigos (e nem sei bem a diferença, para mim são os dois verdes demais). Azedas são umas plantas silvestres, praticamente folha e caule, em que a folha é relativamente pequena e um bocadinho pontiaguda. E sabem... a azedo, e por isso combinam tão bem com batatas cozidas (as azedas juntam-se no fim, cruas). Em trás os montes, pelo menos nos meios rurais (ah, aquilo é tudo rural), é, ou pelo menos antigamente era, comida. Tipo, comida que vai à mesa, serve de acompanhamento ou mesmo de almoço se não houver carne. E daí ser diferente de comer dentes de leão ou pôr flores na comida, que me parecem ser modas mais recentes.
    Flores só aquelas roxas que nem era bem flores... quando era miúda todas as crianças comiam essas, eram docinhas! :)

    ResponderEliminar
  5. Hmmm, acho que entao nao faço ideia do que estás a falar...mas como podes gostar dessas coisas azedas e odiar grelos?

    Azedas para mim eram umas flores amarelas de que trincávamos o caule para 'mastigar' o sumo, que nao chegava a ser suficiente para sugar...

    ResponderEliminar
  6. humm tb não sei o que são azedas. Mas vou perguntar à minha sogra que é transmontana.

    ResponderEliminar