27 julho 2009

A onda

Estava a ver a MTV e a falar ao telefone ao mesmo tempo quando perdi a noção do que se estava a passar por, de repente, ver um rio verde com surfistas lá dentro. A musiquinha (Make it Mine) é gira, mas o vídeo que eu vi (entretanto descobri que há pelo menos mais uma versão) foi gravado, em grande parte, em Munique. Num dia de sol. Apesar das imagens de cada sítio serem bastante curtas, a melhor, para mim, é a da onda do Isar. Sim, o rio de Munique tem uma onda, singular, num rio. E esta onda artificial é uma das atracções da cidade, pois durante grande parte do ano tem surfistas com fatos de neopreno, e gente a ver o espectáculo da ponte que fica mesmo em frente. Oficialmente é proibido nadar (e consequentemente, o surf também deveria estar proibido). No entanto até os guias oficiais promovem a onda do Isar.
Há uns dias começou a circular o rumor de que a onda do Isar ia ser vendida para exploração privada. Parecendo uma parvoíce (quem é que ia pagar para fazer surf numa onda que nem sequer é assim tão larga), o problema é que a onda pertence ao Jardim Inglês, onde, por uma questão do seguro, é proibido nadar. Se se passasse a onda para outro proprietário o assunto era arrumado. No entanto os privados também não são parvos, e ninguém quis comprar a onda. Agora a cidade equaciona mudar a onda para outro lado. Se eu fizesse surf, acho que ia aproveitar esta onda todos os dias enquanto ainda lá estivesse.

Video: Make It Mine von Jason Mraz - MySpace Video

Shared via AddThis


O vídeo pode ser descarregado legalmente aqui. Para quem quiser só ver uma foto de um surfista "na onda" ;) basta clicar aqui, o download do vídeo não é automático.

2 comentários:

  1. Podíamos comprá-la. Nao deve ser muito caro e depois podíamos dar-lhe um nome (aqui entre nós, ando a ver a rua mal parada, por isso talvez tenha de me contentar com a Rita Dantas Welle). E deixávamos surfar de graça, mas punhamos um daqueles sinais "Surfen auf eigene Gefahr".

    ResponderEliminar
  2. Acho que o problema ("the catch") é mesmo o seguro. Como dizes, a onda em si não deve ser cara, se calhar até no la vendiam pelo preço simbólico de 1 euro, mas depois se nos obrigassem a ter um seguro (porque tínhamos tornado a onda um local oficial de surf) contra acidentes já a coisa de certeza que ia ficar cara. :S

    ResponderEliminar