21 julho 2009

os créditos dos filmes

Deviam ser obrigatórios, os créditos. Mesmo que possa haver quem não tenha pachorra para ouvir a musiquinha do final, ou as cenas não utilizadas, os bloopers, ou apenas uma sequência de letras que segue écran abaixo. Aquele par de minutos deviam ser aproveitados, para se deixar a história acabar de nos atingir, as últimas cenas a pairar ainda na nossa cabeça, ou apenas para jogar o jogo do "quantos apelidos portugueses se encontram". E depois, os créditos da banda sonora do filme podiam-nos fazer mais felizes, o descobrir ali e agora quem é o escritor e intérprete daquela música que havemos de trautear várias vezes. Os créditos são melhores que a publicidade em altos berros (e também são melhores que a maioria da publicidade transmitida com o mesmo volume). Devia ser um direito dos autores, que os créditos fossem obrigatoriamente transmitidos. Todos os créditos, até ao fim (e isto inclui o comentário de que o cão que foi brutalmente atropelado no filme era de borracha e se encontra bem de saúde).

2 comentários:

  1. Sempre bom saber que há mais quem jogue aos apelidos portugueses...

    (por acaso tive imensa sorte, quando quis ensinar isto aos meus irmaos estávamos a ver a Idade do Gelo e depois dos créditos houve um extra, só para nós e para a senhora da limpeza)

    ResponderEliminar
  2. e são, direitos autorais consagrados. por isso mesmo PASMO por que raio as estaçoes televisivas se furtam às multas, previstas e pesadas, sempre que os cortam ou os poem a 'correr'. juro que não entendo, ainda pra mais pq mts vezes falamos de produtos dos grandes estudios norte-americanos, e esses, mais os seus batalhoes de juristas, nao brincam em serviço.

    ResponderEliminar