25 julho 2009

Capa dura, capa mole, livros de bolso

gostava de ter uma biblioteca. devia mesmo ter uma biblioteca, estantes onde se vissem as lombadas coloridas de alturas variadas dos livros que já li e dos que ainda não li, mas vou com toda a certeza ler. não tenho é onde criar esse mundo. se tivesse um quarto que pudesse ser uma biblioteca, um labirinto de estantes até ao tecto, com um escadote para chegar às prateleiras mais altas e recantos onde me pudesse sentar a ler - mas não tenho, por isso nem vale a pena pensar nisso. e um corredor? um corredor com ar de quarto pequeno, ou um corredor largo, será que dariam uma boa biblioteca? gostava de ter as paredes do corredor forradas a estantes cheias de livros de cima a baixo. E depois ia olhar para esses livros todos e dizer "hoje vou ler este", e arrumar e catalogar outros com etiquetas que dissessem "estes já li", "este não vale nada mas não tenho coragem de o deitar fora", "este é dos poucos livros que comecei e não acabei", "este nunca mais acabo de ler porque parece um livro da escola, chato como a potassa", "este é fantástico, devia haver igual mas ligeiramente diferente, só para ficar com a mesma sensação no fim de o ler, mas sem ter que ler exactamente a mesma história outra vez". gosto de livros. de os ler e de olhar para eles. de me deixar absorver por eles para dentro de um mundo diferente do meu. de os encher de areia ou de pétalas de flores.

2 comentários:

  1. A minha filha gosta muito de ler,e com 12 anos já leu muito mais do que eu.
    Actualmente começou a ler um livro enorme, tipo bíblia, tal como os Crepúsculos -3 ou 4 da mesma autora que devorou já depois de estar de férias e que anda há dias a tentar convencer-me a ler ,apesar de eu dizer que de Vampiros chega-me o Drácula- chamado «Nómada» e lê-o com o Dicionário ao lado, porque diz sofrer imenso quando não entende uma qualquer palavra ou expressão...motivo de orgulho meu e da mulher, que ao mesmo tempo achamos piada.
    O que me chamou a atenção no seu post foi que a minha filha várias vezes me tem pedido para lhe ajudarmos a organizar uma biblioteca cá em casa, e que a quer organizada da seguinte forma:
    Os livros que já leu e percebeu, os que já leu e não percebeu, os que não percebeu mas não quer voltar a ler, os que quer, os que ainda acha que não tem idade para ler, etc...

    ResponderEliminar
  2. Partilhamos a mesma aspiração. Olha que não é assim tão inconcretizável. ;-)

    ResponderEliminar