28 setembro 2008

Fim de semana em comida

Por motivos bons e maus aqui fica a memória alimentar deste fim de semana.

1. Pão de queijo.
Eu gosto (gostava?) de pão de queijo. Tanto que andei a ver umas receitas na net, e um dia convenci-me que tinha que fazer pão de queijo em casa. Este verão, lá encontrei o ingrediente mais difícil (uma farinha típica do Brasil) num hipermercado, juntamente com receita e tudo, e trouxe para casa. Digamos que, embora o pão de queijo saiba a pão de queijo, nunca mais na vida vou fazer esta receita. A partir do momento em que juntei a tal farinha aos outros ingredientes (abri o pacote e logo depois fiz a mistura) espalhou-se pela casa todinha um cheiro horroroso. Assim tipo a ovos podres, para pior. Estive vai não vai para deitar tudo rapidamente ao lixo, mas contive-me. O resultado não foi mau, como disse, mas o pivete será para sempre recordado.

2. Mousse de chocolate.
Depois de uma experiência traumatizante, é sempre bom meter algo garantidamente bom à boca. Como mousse de chocolate.

125g de manteiga derretida com 200gramas de chocolate meio amargo (usei um com 50% de cacau, mas podia ter sido um pouco menos), 6 ovos (as gemas junta-se ao chocolate derretido com manteiga, as claras batem-se em castelo com 6 colheres de açúcar, e depois mistura-se tudo - envolver é a palavra chave).

Uma delícia. Já quase esqueci o pão de queijo.

3 comentários:

  1. Uma amiga da minha filha fez aqui uma mousse óptima: com 8 claras (mas sem gemas!), 400 ml de natas (!!!), 300 gr de chocolate amargo.
    E não sei quanto açúcar.
    Foi a primeira mousse sem gemas que comi, e estava mesmo boa.

    Tenho aqui um pacote de farinha especial para fazer pãezinhos de queijo. Agora falta-me a máscara de gás para o abrir... ;-)

    ResponderEliminar
  2. Eu nao gosto de natas...
    Mas tambem tenho uma receita fabulosa de mousse de chocolate sem gemas, leva eh leite condensado em vez de natas, e eh uma maravilha (a serio)

    ResponderEliminar
  3. Eu tenho menos um ovo e menos uma colher de açucar, mas a tua receita parece-me ir dar mais ao menos ao mesmo. E confesso que suspeito sempre muito de variações....

    ResponderEliminar