26 abril 2015

Faz-me falta uma amiga

Sabem aqueles desafios de tirar uma foto por dia? Tenho andado a fazer uma experiência do género. Por vários motivos, agora faço auto retratos. Dizem que nunca gostamos quando ouvimos a nossa voz gravada. Deve ser uma questão de hábito. Depois de me ouvir por horas e horas, apenas posso dizer que reconheço a minha voz. Quanto à imagem, a conversa é diferente. Eu não gosto de me ver fotografada. Perco a piada toda, a duas dimensões. Mesmo assim, vou tirando fotografias. À conta disto já descobri que vestir a primeira coisa que me vem à mão de manhã quando ainda estou meia a dormir pode não ser sempre a melhor das ideias. Mas também sei que não é por isso que vou escolher a roupa antes de ir dormir. Os auto-retratos podem servir para isso. Como não tenho uma amiga aqui à mão, uma daquelas amigas brutas que te diz as verdades sem lhe passar pela cabeça que podes não achar muita piada a certas verdades, tiro fotos. Brutais. Aquela camisola branca que eu adoro é um desastre com aquela saia azul e branca (a que fica um espetáculo com o top azul). Talvez a use com umas calças para a próxima. Os sapatos de vela podem ser muito confortáveis, mas ainda não sei se realmente ficam bem com alguma coisa.
Podia ver-me ao espelho. E acho que até vejo, mas não é a mesma coisa. Antes das dez da manhã não vejo bem, é um problema dos meus olhos, que ficam meios fechados até ao café. À hora do café finalmente acordo. E a essa hora não há tempo de olhar para espelhos, ou trocar de roupa.

As amigas que tenho por cá não ligam nada a essas coisas. E eu também não, a maior parte das vezes. No entanto, há alturas para tudo, incluindo recalibrar o guarda-roupa. Continuo a usar maquilhagem três vezes por ano. Nunca vi o fim a uma embalagem de base, um batom, uma sombra de olhos, um verniz. Mas tenho de me vestir todos os dias.


4 comentários:

  1. se calhar, resulta mais do que uma amiga bruta :)
    (mas eu não teria paciência, confesso... nem para uma coisa nem para outra)
    não sei como soa a tua voz (da minha parte, confirmo aquilo de não gostar nada de ouvir a minha...) e não sei como és, mas tiras umas belas fotografias, como esta :)
    como é que conseguiste? é difícil apanhá-los tão perto e são tão fugidios...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. obrigada :)
      Este mora por aqui perto, tantas vezes o vi que uma vez lá consegui ir buscar a máquina a tempo e tirar a foto antes que ele fugisse. Tive aí uns 5 segundos, o zoom no máximo, e deu para três fotos. Quando tentei aproximar-me, ele voou. Mas tive sorte também, como a árvore tinha sido podada quase não tinha folhagem a estorvar. E, para variar, estava num ângulo bom.

      Eliminar
  2. Podes te mudar para aqui...
    No one REALLY cares.

    Se algum dia pergunta 'a minha respectiva se devo ir desta ou daquela maneira ela agora responde: "ainda nao reparaste que ninguem repara". E a realidade e' que ela tem razao.

    Aqui se fores 'a rua de pijama, descalca ou com o que quer que seja todas as pessoas acham normal. E ISSO NAO E' NORMAL :P

    Mas a realidade da NZ e' mesmo essa: NO ONE CARES...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :)
      Ia dizer que isso é uma sorte, mas não tenho a certeza.

      Eliminar