20 maio 2014

Não sou uma rapariga da cidade

Não sendo uma rapariga da aldeia - não sou amiga da bicharada, e as plantas não se dão bem comigo - descubro, ao fim de tantos anos, que também não sou uma rapariga da cidade.
Hoje esteve um dia de sol. Um dia quente, quase verão, t-shirt e saia, miúdas de calções, pernas ao léu. Munique inteira saiu à rua, em êxtase, e também com medo que isto dure pouco, já que terminou agora mesmo mais de uma semana de tempo cinzento e frio. Munique tem 1,4 milhões de habitantes. E muitos turistas - prato do dia: irlandeses, austríacos, e mix de asiáticos. Todos na rua, ao mesmo tempo. Sendo Munique uma cidade com uma área relativamente grande, ainda assim, isto dá muita gente por metro quadrado. Muita gente a atropelar-se na fila para os gelados (a sério, e nem faz sentido, os gelados são bons nas gelatarias quase todas). As esplanadas cheias. O rio, ou melhor, a praia de seixos ao longo do rio, também.
Falta-me a paz e sossego. Chego ao fim do dia de trabalho cansada, e já não me apetece fazer nada. Os dias são curtos, e há sempre alguém a querer alguma coisa. Podia dizer que preciso de férias, mas o que eu queria mesmo é de uma densidade populacional inferior a 100 habitantes por quilómetro quadrado.

5 comentários:

  1. há sempre alguém a querer alguma coisa - isso é uma excelente definição sucinta do que é o cansaço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. tu estás-me a dizer que afinal preciso é de férias! ;-)

      Eliminar
    2. não, quer dizer, férias é sempre preciso. Mas queria dizer é que essa frase me tocou a mim, e identifico-a com uma grande cansaço, cansaço por estar sempre a ter de corresponder aos "quereres" de muita gente. Ou seja, nós quando lemos um texto, interpretamo-lo sempre de acordo para ver nele um reflexo daquilo que nós próprios estamos a sentir.

      Eliminar
  2. ah, percebo perfeitamente. foi exactamente assim que me senti este sábado, em vários sítios, aqui em Lisboa. na feira da ladra, na ida ao cinema, nas ruas em geral (e eu a pensar que tinha ido tudo para a praia).
    pessoas, pessoas em todo o lado.

    ResponderEliminar
  3. É que é isso mesmo, e só depois dos comentários percebi. Quando sinto que toda a gente quer alguma coisa, é isso, é cansaço.

    ResponderEliminar