28 julho 2011

Investimentos

Devo ter um chip errado. Escreve-se por aí que a roupa é um investimento. Eu até gostava de ver alguém dizer isto sem se rir. Que comprou as calças XPTO como um investimento, porque aquilo, está-se mesmo a ver, com as lavagens e o uso só vai valorizar. Um investimento com retorno garantido. Mas se calhar estou a interpretar mal o termo investimento. Se calhar o investimento é na economia: do género alguém paga um salário a alguém, que usa esse salário para comprar coisas cujo valor irá rapidamente baixar após a compra, mas quem recebe o dinheiro ao menos pode pagar aos funcionários, e à fábrica, e a renda, e sabe-se lá mais o quê. Sim, um investimento na economia em geral. Deve ser isso.

E eu que achava que um investimento era algo em que depositávamos a confiança de que mais tarde recebêssemos mais (de preferência) do que o que tínhamos investido. Suponho que este seja o efeito imediato do rating da Moodys, já que tudo é lixo e não há confiança nos investimentos mais tradicionais, o melhor é mas é gastar o dinheirinho porque assim ao menos ficamos na mão com algo que se veja. Nem que sejam umas calças que desbotam na primeira lavagem.

2 comentários:

  1. Eu já vendi sapatos da Zara e da Mango na E-bay alema por mais dinheiro do que os tinha comprado.

    ResponderEliminar
  2. Ok, admito que o problema seja meu... nunca gostei do ebay... hmmm vou ter que testar isto. :)

    ResponderEliminar