19 junho 2011

O-O

Há uns anitos que tenho um netbook cujo sistema operativo é Linux. Eu de Linux percebo pouco, muito pouco, mas quando comprei o bichinho os 50 euros a menos, comparativamente à mesma máquina com o sistema operativo das janelas ;), para além da rapidez ao iniciar e fechar o computador, pesaram. (E só depois me lembrei de outras vantagens, como o não precisar de anti-vírus e o facto de, ao longo dos meses e anos de uso, a máquina nunca ter ficado mais lenta, o nunca ter apanhado um trojan que me obrigasse a formatar o disco e me fizesse perder horas e paciência.) Uso o meu computadorzinho principalmente para ir à net a partir do sofá, quando estou em viagens, mas também para trabalhar, só porque é tao mais rápido que os laptops do trabalho, uma velocidade estonteante em comparaçao.
E depois há a desvantagem, que tem a sua graça e lado positivo também. É o não peceber nada. É de cada vez que preciso de uma coisa qualquer andar às aranhas. Ao início muitas vezes - que me lembre, para configurar o teclado (sistema operativo em inglês, mas teclado alemão que ele não descobriu sozinho, e ainda assim fiquei toda contente por ter a escolha, que o windows não me teria dado), para instalar o skype, para fazer upgrade para o firefox 3 (vinha instalado o 2).
Já há imenso tempo que não tinha que fazer nada de especial - era usar e pronto. O firefox updatava-se sozinho (LOL, sim, actualizava-se sozinho). Até agora. Com o Firefox 4 clicar no botão não chegou. Pelo que voltei a andar às aranhas, a pesquisar no google, a procurar nos fóruns. Desta vez foi um bocadinho mais rápido. Porque já sei o mais básico (Alt+F2 e escrever xterm para abrir um terminal), que nos primeiros dias não sabia. Porque sei que o "macles" é dos sítios com mais informação e mais fiável - não sei onde está, mas a minha pesquisa no google há-de encontrá-lo na primeira página de resultados.
E o mais engraçado é que quase me sinto geek a escrever linhas como 
wget -N http://kojipkgs.fedoraproject.org/packages/gcc/4.3.2/7/i386/libstdc++-4.3.2-7.i386.rpm

(Escrever mesmo, não copiar e colar, que para ver como isto se faz é preciso usar outra máquina que eu sem firefox no Linux nao sei (ainda) ver páginas web).
Quase, porque nem sei bem o que aquilo significa. (mas faço uma ideia). E a sensação dura uns meros segundos porque ainda há pouco tinha passado praticamente uma hora a tentar configurar os MMS do meu telemóvel marado e nao consegui. Not geek enough... No fundo, aquilo que me prende a este computadorzito, que começa a ser grande para o hardware que tem lá dentro (os modelos mais modernos são quase o mesmo, mas significativamente mais magrinhos) é mesmo este lado de geek. Se o trocasse por outro, estaria a trocar o meu Linux (já alterado para mim), por um windows, com a obrigatoriedade de usar um anti-vírus, as chatices das línguas, o progressivo arrastamento da máquina ao longo do tempo que se usa, o software que instalaria e o que se instalaria a si mesmo. E, da mesma maneira que tenho algumas saudades do MS-DOS, dos terminais de texto com écran preto e letras verdes onde via o mail com o pine, um dia terei saudades desta sensação de poder fazer uma coisa que nem toda a gente é capaz. Também a tenho com outras coisas na minha vida (tantas, na verdade), mas esta é especial.

E já que o motivo que me levou a fazer este post foi o update para o firefox 4 no meu acer aspire one com linux, se alguém cá vier parar ao engano, pode seguir este link que o macles tem a solução do problema.

Sem comentários:

Enviar um comentário