27 outubro 2007

Sopa

Sou péssima cozinheira (eu sou engenheira, não sou cozinheira!). Sei fazer meia dúzia de coisas, e só cozinho com gosto quando estou com vontade de comer alguma coisa em especial - o que é raro. Desde que vim para a Alemanha acabo por cozinhar mais coisas porque tenho saudades de certos pratos - arroz de pato, batatas a murro (com seja o que for) e sobremesas. Aquilo que não cozinho (refeições) sai compensado pelas sobremesas que faço e adoro - gelados, bolos, mousse, enfim, é para onde me der (por falar em sobremesas, tenho que pedir à minha mãe a receita do leite creme). Além do mais tenho dificuldade em encontrar carne de jeito - onde eu moro só há um supermercado à mão, e para encontrar grandes variedades tinha que ir ao centro da cidade, o que demora bastante tempo e não tenho pachorra - o que acaba por ser uma desculpa para não fazer determinadas comidas. Ah, claro, e o facto de sermos três em casa e termos todos gostos diferentes também não ajuda nada.
Chegamos à sopa. Eu não sei fazer sopa. Ponho água numa panela, cebola ou alho francês, os legumes que encontrar - repolho, cenoura e abóbora, se houver - desfaço tudo com a varinha mágica, e no fim junto cenoura e feijão (por exemplo) cortados em bocadinhos cozidos à parte. Em vez do feijão podem ser espinafres. E às vezes junto uma batata. E, quando me lembro massinhas, ou à falta delas (cá não encontrei) massa chinesa partida em pedacinhos. A verdade é que, faça a sopa como fizer, cá em casa há sempre protestos. O puto é ignorado (e tem que comer) porque é pequeno e tem que comer os legumes de alguma forma. Agora o meu mais que tudo é um problema. Foi habituado a nunca comer sopa e nunca comer feijão, seja de que tipo for. De modos que torce o nariz seja o que for que esteja na mesa. Se passo a sopa (porque o miúdo não come nada que esteja a flutuar, a não ser que sejam massinhas) queixa-se que fica espessa. Se não passo, o miúdo não come, e por isso tenho optado pela solução intermédia. E não há maneira de lhe agradar - afinal, o homem não gosta de sopa, punkt. O mais estranho nisto tudo é que eu gosto de todas as sopas que eu faço, seja de que maneira for. Sabem-me sempre bem. Fico sempre com vontade de mais. Portanto, desisti de tentar agradar aos machos cá de casa. A sopa é boa. E toda a gente tem que comer.

4 comentários:

  1. Hmmmm!!!!Que saudades de uma sopinha caseira!!!Adoro sopa de feijão e legumes, e se logo houver festa, pelo menos as canas não nos caem na cabeça! ;-)

    ResponderEliminar
  2. E se ELE fizer a sopa? Os melhores cozinheiros são homens! E para machistas já bastam os homens, as mulheres não têm de sê-lo!

    ResponderEliminar
  3. Cá em casa não há machistas. ELE não faz a sopa porque não gosta de comer (e não sabe fazer, e eu não me importo). Mas normalmente até é ele que cozinha.

    ResponderEliminar