13 junho 2014

Lista

1. O feedly já está a funcionar outra vez. Fiz um update à barra lateral para o próximo azar que aconteça, e bem que precisava, estava por lá uma lista imensa de links para lugar nenhum. Lembrei-me que já ando nisto dos blogues há uns 10 anos, e alguns dos meus favoritos, também. Por falar em 10 anos, à conta de não perder tempo no feedly, fiz uma limpeza ao disco onde guardo fotos, e cheguei há conclusão que há 10 anos atrás era bem gira. Uma vez ouvi alguém dizer que nunca vamos ficar mais bonitos do que o que somos hoje, e, provavelmente, é bem verdade. (Mas assim de repente, a minha avó com 84 anos tem uma pele bem macia, e não me parece nada mais feia que quando eu era pequena.)

2. Esta semana de trabalho foi curta, e a próxima também vai ser - na quinta, mais um feriado, olarila, e vem mesmo a calhar. Ainda assim, tive tanta coisa para fazer que hoje ao chegar do trabalho só pensava que estava a precisar de um dia de férias - e só passado um bom bocado é que me lembrei que amanhã é sábado, pelo que não tenho que meter férias nenhumas, e respirei de alívio.

3. Ouvi falar em transformadas de Laplace e entrei em quase pânico por praticamente não me lembrar como funcionam, nem ter um livro à mão para consultar. Esta geração de miúdos, engenheiros no forno, não usa livros, tem os apontamentos todos no computador, depois perguntam coisas e esperam que uma pessoa vá automaticamente à secção do cérebro correcta, limpe as teias de aranha em menos que nada, e comece a debitar a matéria. Nada mais longe da verdade. Nas últimas férias encontrei uns apontamentos meus da faculdade, velhinhos velhinhos, mas perfeitamente legíveis, comecei a folhear, constatei que alguns deles eram de uma das minhas cadeiras favoritas (e do meu professor favorito), e não me lembrava de nada daquilo - embora ainda tenha na memória, a maneira como o professor dava as aulas, os acetatos as transparências, a primeira aula em que nos falou do primeiro computador, o eniac, e da arpanet, e outras coisas mais. Microprocessadores e programação a tão baixo nível que eu já nem me lembrava que aquilo sequer existia, quanto mais como se faz. Às vezes apetecia-me voltar para a faculdade e fazer o curso outra vez. Ou pelo menos, uma parte dele. (E depois passa-me que isto de trabalhar também tem as suas vantagens, e sempre posso comprar os livros e relembrar tudo o que me apetecer.) Suponho que também seja para isso que servem os filhos, para fazerem perguntas das boas, e nós podermos dizer que devíamos saber a resposta, mas como já não nos lembramos, vamos ter que investigar também, e depois ficamos todos a saber.

2 comentários:

  1. a minha avó de 94 anos também tem a pele macia :) e não usa cremes!
    (fui reparar de propósito, porque não ando nisto dos blogs há assim tanto tempo para não me importar, que estou na tua barra lateral; nunca deixo de me surpreender por alguém me fazer isso, e não é falsa modéstia, fico lisonjeada)
    E também pensei nisso esta semana, nós aqui em Lx tivemos 3ª f dia de portugal e 6^f santo antónio - é pecado contra as santas leis do trabalhador dizer isto, mas fiquei com o trabalho todo atrasado à conta disso.
    Os teus foram do pentecostes? eu sempre oiço falar de amigos e família que na alemanha e frança há uns feriados maravilhosos nesta altura de calor do ano, que se prolongam para 2ª feira? mas nunca percebi ao certo o que é.

    ResponderEliminar
  2. Aqui em Maio-Junho há uns 4 feriados espetaculares: o 1 de Maio, o Christi Himmelfahrt que calha sempre a uma quinta, o Pfingstmontag a uma segunda e o Fronleichnam que também calha a uma quinta. às vezes calham todos em Maio, desta vez foi dois em Maio e dois em Junho. São de natureza religiosa - para além do primeiro de Maio - e são óptimos para o turismo. :)

    Pois a minha avó também não, isto dos cremes não sei até que ponto não será apenas banha da cobra.

    ResponderEliminar