26 março 2013

da Escócia

Tanta coisa que havia para dizer, mas não temos tempo (como dizia o Herman quando eu era catraia). Podia falar aqui do mar, dos castelos, da arquitectura (futurista-antiga, mas isto dava todo um post com fotografias). Da extrema simpatia das pessoas (e isso dava todo outro post, que ainda hoje tivemos um dia em grande por causa da simpatia das gentes). Do charme que e' andar por estas ruas. Da surpresa da exposição na biblioteca nacional sobre mulheres (escocesas) cientistas. Sim, aqui podem dar-se ao luxo de escolher as mulheres cientistas deles para fazer exposições, e estamos a falar de mulheres que já morreram há imenso tempo. E podia falar nas miúdas no colégio de engenharia da universidade, agarradas ao osciloscópio, gerador de ondas, breadboards e componentes eletrónicos vários (lindas meninas).

No entanto, isto de andar de um lado para o outro e passar imenso tempo num pais onde não se vive leva-nos ao inevitável assunto da comida. E depois de experimentar tantos restaurantes, cheguei 'a teoria das sobremesas:

Na Escócia, qualquer restaurante que se preze tem pelo menos uma sobremesa onde se menciona chocolate pelo menos três vezes.

Hoje foi brownie de chocolate com gelado de baunilha, gelado de chocolate, molho de chocolate e chantily. Era assim que vinha no menu. Na prática, pedi-lhes para ficarem eles com o chantily (odeio), e o que se verificou foi:
brownie de chocolate em cubinhos
gelado de baunilha
gelado de chocolate
molho de chocolate
canudo de chocolate de leite a enfeitar
pepitas de chocolate la' pelo meio.

Chocolate 5 vezes. Delicioso. Tentei imaginar maneiras de incorporar mais chocolate na sobremesa sem estragar o equilíbrio do doce e da baunilha, mas não consegui. Talvez uma variação usando chocolate branco e/ou preto. Ainda assim, em equipa que ganha não se mexe, e, ate' hoje, esta e' a sobremesa vencedora. 5 estrelas.

Sem comentários:

Enviar um comentário