12 janeiro 2012

Não há cá molas

Não prendo a roupa a secar com molas. Nunca. Odeio as marcas das molas, odeio a trabalheira que é procurar a mola, prender a roupa, pegar na peça seguinte, mola seguinte, e a decisão: uma mola no canto de duas peças de roupa ou duas molas por cada peça de roupa. E as molas que nunca chegam para que isso seja uma verdadeira questão - se só há uma solução então não se põe o problema. (Quer dizer, matematicamente sim, mas na prática, não.)
A roupa vai para o estendal pendurada a meio, segura-se pela gravidade e aguenta-se porque dentro de casa não há vento, nem correntes de ar. Vantagens, ou desvantagens, de não por a roupa a secar na rua.

No entanto, até tenho molas. Molas giras, pintadas, com bonecos colados. Joaninhas, flores e coisas assim fofinhas. As molas só me servem para segurar as orquídeas. Eu que sempre matei toda e qualquer planta que me aparecesse à frente, por algum motivo finalmente acertei com uma espécie. As orquídeas são fáceis, é uma questão de lhes encontrar o sítio certo, e depois esquecer. Admirar as flores novas, mudá-las de sítio se aquele não está a dar. Na casa antiga era nas janelas viradas Norte. Na casa nova o sítio favorito delas é o parapeito das janelas viradas a sudoeste. Ali se acotovelam (como é que arranjei tantas orquídeas, deve ter sido na espectativa de que morressem rapidamente), crescem umas por cima das outras. Brancas, amarelas, e quase cor de rosa. Quando dou por ela já estão a deitar caules novos, ou têm novos rebentos que irão originar flores. E pensar que em tempos só me dei bem com cactos.

6 comentários:

  1. então e foto das orquídeas para nós as admirarmos??

    ResponderEliminar
  2. Eu já consegui matar 5 cactos!!! Acho que não tenho queda nenhuma para as plantas...

    ResponderEliminar
  3. Pois, isso mesmo: até os cactos me morrem.
    Mas há aí um hibisco bêbedo que já resiste há 18 anos. Bebe que se farta, pergunto-me quantos meses da minha vida terei gastado eu a regar aquela planta.
    E por falar nisso...

    As orquídeas, é como dizes. Aguentam que é uma maravilha. Ando há dois anos a tentar matar três delas, e ainda não consegui.

    ResponderEliminar
  4. Tenho um cacto no trabalho que foi regado uma vez e nunca mais morre. E ja' tem uns 3 anos... :)

    ResponderEliminar
  5. Tu não desistas. Tu persevera no não-reganço!
    Vais ver que os teus não-esforços serão recompensados...

    ;-)

    ResponderEliminar